Offline
Ninguém é normal
Por Administrador
Publicado em 14/01/2026 22:30 • Atualizado 14/01/2026 22:36
Jackson Buonocore

Sociólogo, psicanalista e escritor

buonocorejcb@gmail.com

A partir de hoje estaremos publicando uma vez por semana os artigos de Jackson César Buonocore, que é um sociólogo, psicanalista e escritor brasileiro, amplamente reconhecido por sua produção intelectual voltada para a psicologia, comportamento humano e análise social.

Ninguém é normal

As questões de saúde mental estão ganhando cada vez mais importância na sociedade, pois estamos nos conscientizando da necessidade de aceitação e compreensão da neurodiversidade.

Nessa perspectiva, o antropólogo Roy Richard Grinker, autor do livro “Ninguém é normal: Como a cultura criou o estigma do transtorno mental”, aborda os preconceitos e as origens das doenças mentais, desmontando os mecanismos que oprimem aqueles considerados desviantes.

Grinker mergulha fundo no tema da saúde mental, desafiando os conceitos arraigados sobre o que é considerado “normal”. Ele destaca que, se conhecermos a história do estigma, podemos focar nas forças sociais que impedem os pacientes de receber atendimentos adequados.

Na realidade, podemos encontrar ensinamentos em nossas comunidades, onde a inclusão afetiva seja eficaz para criar um ambiente social acolhedor e seguro. Assim, os neurodivergentes vão sentir-se valorizados e respeitados em suas diferenças. 

Ademais, Grinker argumenta que os transtornos mentais são mais comuns do que pensamos e afetam a todos nós de algum modo. Por isso, temos que criar espaços que permitem que as pessoas desenvolvam seus talentos e alcancem seus sonhos. 

Apesar de tanto esforço de educação e sensibilização, o estigma persiste, portanto, é necessário adotarmos uma estratégia diferente em que a normalidade e anormalidade não são polos de um contínuo.

Por fim, Grinker aponta o poder transformador da cultura como caminho para reduzir o medo, a vergonha e a dor dos neurodivergentes.

Jackson Buonocore

Comentários