Offline
Cientistas chineses e sul-africanos quebram recorde de comunicação quântica
Os pesquisadores conseguiram fazer uma transmissão criptografada de 12,9 mil quilômetros de distância, utilizando um satélite de órbita baixa
Por Administrador
Publicado em 19/03/2025 23:47
Ciência

Implementação do primeiro link de satélite quântico no Hemisfério Sul na Universidade Stellenbosch, na África do Sul - (crédito: Ignus Dreyer/Universidade Stellenbosch)

Cientistas da África do Sul e da China estabeleceram um recorde mundial: em um experimento secreto realizado em 1º de outubro do ano passado, eles conseguiram uma comunicação quântica ultrassegura via satélite de 12.900 km, a mais longa realizada intercontinentalmente. Os resultados foram publicado na prestigiosa revista Nature, nesta quarta-feira (19/3).

Os pesquisadores utilizaram o microssatélite quântico chinês Jinan-1, lançado em órbita baixa da Terra. Na demonstração concluída com sucesso, os cientistas geraram chaves quânticas em tempo real por meio da Distribuição de Chaves Quânticas (QKD, na sigla em inglês), permitindo a criptografia segura de imagens transmitidas entre estações terrestres na China e na África do Sul em bloco único — considerada inquebrável.

As condições ambientais ideais da Universidade Stellenbosch — céu limpo e baixa umidade —, na África do Sul, permitiram que a estação terrestre local atingisse uma taxa de geração de chaves de 1,07 milhão de bits seguros durante uma única passagem de satélite. Segundo os cientistas, trata-se de um índice “fenomenal”.

Roberto Fonseca 

Correio Braziliense

Comentários